c

Ouro da Bahia


Após um ano e meio em reforma e restauração, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, bem cultural baiano tombado como 'Patrimônio do Brasil' pelo IPHAN e construído no século 18, foi entregue a população de Salvador no dia 04 de Fevereiro de 2010, com as presenças do cardeal Dom Geraldo Majella e governador do Estado, Jaques Wagner, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.



RIQUEZA em OURO - "Durante o processo de restauro, a equipe técnica realizou importantes descobertas, como pinturas policromadas da época da construção do prédio e pinturas em folhas de prata que estavam sob sucessivas camadas de tinta na parte frontal da mesa do altar-mor", informa o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, sobre as obras na igreja do Boqueirão. Segundo estudiosos, a aplicação em prata com moldura em tons de rosa terroso é considerada única na Bahia, por não se ter conhecimento de outra similar na mesma técnica.



Outra descoberta foi uma pintura dourada - provavelmente do início do século 20 - em folhas de ouro e policromada, com motivos fitomorfos e, ainda, em excelente estado de conservação, que esteve escondida durante mais de 100 anos sob um papel de parede. "Tivemos cuidado permanente com essas descobertas e seus restauros", explica o restaurador Júlio Maya. Segundo o especialista o molde vazado ou máscara, como é chamada a técnica, foi utilizado para confeccionar a pintura parietal da capela mor. "Fizemos, depois, a restauração da pintura que é, provavelmente, do final do 19 e início do século 20", diz Maya.



A igreja de Nossa Senhora do Boqueirão, cuja construção remonta ao início do século 18, está localizada no topo da encosta e falha geológica de 70 metros de altura, que divide as Cidades Alta e Baixa, no Centro Histórico de Salvador (CHS). Tombada como 'Patrimônio Nacional' desde 1980, a igreja fica no charmoso bairro de Santo Antônio Além do Carmo, hoje um dos locais mais badalados espaços do CHS e com metro quadrado mais valorizado da capital baiana. Além da reforma estrutural e cobertura, o IPAC instalou na igreja equipamentos para portadores de necessidades especiais - como elevador e rampa de acesso - restaurou imagens, altares, teto da capela e bens integrados, recuperou detalhes artísticos internos e externos, realizou pintura geral do prédio e propôs nova adaptação funcional para o prédio. A edificação esteve ameaçada, com estrutura deteriorada, forros e barrote dos pisos e assoalhos em madeira comprometidos, assim como seus bens móveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário