c

Moraes Moreira

Novos Baianos - Samba da Minha Terra



Trilogia N.B.F.C

Samba da Minha Terra apresenta toda a técnica e suingue da voz e do violão do Moraes Moreira, da guitarra do Pepeu e todo o time reunido, batendo uma bola e mandando ver no som. É o terceiro episódio de uma "trilogia fictícia" composta por fragmentos extraídos do filme Novos Baianos Futebol Clube (1973), dirigido por Solano Ribeiro, numa co-produção da TV Bandeirantes com uma TV alemã.
Devido sua importância histórica e cultural, a exibição desses vídeos no youtube representa uma tentativa de partilha e difusão de um dos materiais audiovisuais mais nobres da música popular brasileira, inexplicavelmente sem lançamento oficial até o momento. Esta obra fenomenal ainda pertence ao submundo da cultura underground, apesar de toda tecnologia de restauração e possibilidade de comercialização em pleno 2008.
Em cena, o maior grupo de música brasileira, os Novos Baianos, composto por cantores, instrumentistas, poetas, bailarinos e compositores. Nesse tempo, viviam e tocavam juntos num sítio em Jacarepaguá, o Cantinho do Vovô.
O som era "fruto da vivência profunda de um grupo cujo fundamento é a escolha do tortuoso caminho da criação e recusa aos vãos atrativos da caretice"(Rogério Duarte).
Revolucionaram tanto na música quanto no comportamento e se revelaram um dos maiores fenômenos da história da música. "Quem tiver olhos, veja. Quem tiver ouvidos, ouça".

(D.C)

Completam a "trilogia NBFC" os vídeos "Alunte" (destaque Baby)
http://br.youtube.com/watch?v=-X_Al_T... e "Mistério do Planeta" (destaque Paulinho Boca)
http://br.youtube.com/watch?v=WWfseMc...

Adaptação para suporte digital: Daniel Côrtes (som_cortes@yahoo.com.br)

- Abaixo a ditadura cultural; música para todos -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moraes_Moreira

Moraes Moreira, nome artístico de Antônio Carlos Moreira Pires, (Ituaçu, 8 de julho de 1947) é um cantor, compositor e músico brasileiro, integrante do movimento dos Novos Baianos.


Carreira

Novos Baianos

Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu, o "Portal da Chapada Diamantina". Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia. Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n' roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 até 1975. Juntamente com Luiz Galvão, foi compositor de quase todas as canções do Grupo. O álbum Acabou Chorare, lançado pela banda em 1972, foi considerado pela revista Roling Stone Brasil um dos 100 melhores álbuns da história da música brasileira. Moraes Moreira possui 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. Moraes se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita.



Carreira Solo

Saiu em carreira solo no ano de 1975, e desde então já lançou mais de 20 discos. Na sua carreira solo, destacou-se como o primeiro cantor de trio elétrico, cantando no Trio de Dodô e Osmar, e lançou diversos sucessos de músicas de carnaval, no que se convencionou chamar de "frevo trieletrizado". Alguns dos sucessos dessa fase são "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica" e "Bloco do Prazer", dentre outras. Durante os anos 80 se afastou um pouco do carnaval baiano, devido a comercialização do carnaval baiano para a indústria do turismo. Compôs "O Brasil Tem Concerto", influenciado pela música erudita, e logo em seguida o especial para a MTV "Moraes Moreira Acústico", mais tarde transformado em CD. Em 1997, gravou um disco carnavalesco em que comemora seus 50 anos, "50 carnavais" e dois anos depois lança o disco 500 sambas em homenagem aos 500 anos de descobrimento do Brasil. No ano 2000 lançou o disco "Bahião com H", tocando o baião com seu característico sotaque baiano. Em 2003 completou sua trilogia que tinha como tema o Brasil, e incluía os três álbuns Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira (1979) e O Brasil Tem Concerto (1994) e Meu Nome é Brasil (2003). Em 2005 lançou independentemente o surpreendente disco "De repente", misturando hip hop com repente nordestino e o swing característico de seu violão. Em 2008 Moraes lançou o livro "A história dos Novos Baianos e outros versos" em que conta a história do grupo em literatura de cordel e curiosidades sobre as músicas de sua carreira solo, e sai em turnê pelo Brasil com o show homônimo, tocando os maiores sucessos de sua carreira e recitando trechos do livro, que em 2009 foi transformado em DVD e CD.



Discografia

1975 – Moraes Moreira (Som Livre)
1976 – Cara e Coração (Som Livre)
1978 – Alto Falante (Som Livre)
1979 – Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira (Som Livre)
1980 – Bazar Brasileiro (Ariola)
1981 – Moraes Moreira (Ariola)
1983 – Coisa Acesa (Ariola)
1983 – Pintando o Oito (Ariola)
1984 – Mancha de Dendê Não Sai (Ariola)
1985 – Tocando a Vida (CBS)
1986 – Mestiço é Isso (CBS)
1988 – República da Música (CBS)
1988 – Baiano Fala Cantando (CBS)
1990 – Moraes e Pepeu (Warner)
1994 – Moraes e Pepeu - Ao vivo no Japão (Warner)
1991 – Cidadão (Sony)
1993 – Terreiro do Mundo (Polygram)
1993 – Tem um Pé no Pelô (Som Livre)
1994 – O Brasil tem Conserto (Polygram)
1995 – Moraes Moreira Acústico MTV (EMI-Odeon)
1996 – Estados (Virgin)
1997 – 50 Carnavais (Virgin)
1999 – 500 Sambas (Abril Music)
2000 – Bahião com H (Atração Fonográfica)
2003 – Meu Nome é Brasil (Universal)
2005 – De Repente (Rob Digital)
2009 - A História dos Novos Baianos e Outros Versos (Biscoito Fino)

Sem comentários:

Enviar um comentário