c

As Muquiranas





O que acontece quando um grupo de amigos resolve se vestir de mulher no carnaval? Nada de anormal se isso acontecer agora, na atualidade. Mas, há 44 anos, isso foi considerado um afronte, algo inusitado, que provocou risos e gerou polêmica. Foi assim, através de uma idéia diferente para aproveitar ainda mais o Carnaval, que surgiu o bloco As Muquiranas.



O comandante dessa história foi Lindolfo Araújo, mais conhecido como Charita (foto), apelido recebido nas “peladas” do pessoal da Ladeira da Preguiça. Ao reunir-se com amigos e vestir-se com roupas femininas para brincar o carnaval, mal sabia ele que a brincadeira acabaria dando tão certo, transformando-se em uma das maiores referências do carnaval baiano. Ao enfrentar os machões da época, zoando e tirando sarro de tudo ao redor, sempre com muito respeito e alegria, As Muquiranas deixou o anonimato e começou a crescer a cada ano.



Com a procura, o bloco foi se organizando. Charita contava com a ajuda de sua esposa, Dona Florisa, sua mãe Dona Aidê e suas primas Lícia e Leia, para criar e costurar as fantasias, medidas uma a uma, de acordo com cada folião. Um trabalho grande que era compensado a cada saída do bloco pelas ruas – pura alegria e mais foliões aderindo ao jeito Muquiranas de ser.




Foram muitas as dificuldades para manter a chama das Muquiranas acessa. O bloco acompanhou todas as mudanças do Carnaval da Bahia. Passou a época dos bailes à fantasia, a mortalha e a mamãe-sacode, depois chegou o abadá e As Muquiranas sempre firme no objetivo de manter as suas fantasias temáticas e irreverentes, que são sucesso até hoje. Essa “tática” fez do bloco uma atração à parte da folia.



E é assim até hoje. Coube aos filhos e netos de Charita cuidar do futuro do bloco. Com muito trabalho e dedicação, o que poderia ser apenas mais uma empresa familiar, se tornou um modo de vida, uma paixão para todos os que admiram o verdadeiro sentido do carnaval de Salvador. O fato é só um: Até hoje, não há quem não dê ao menos um sorriso ao ver um folião das Muquiranas passar.



O bloco mais irreverente e animado do Carnaval, aliado a uma legião de foliões apaixonados e fieis, deu um show na folia de 2009, desfilando no principal circuito da folia, Osmar com o tema: A Guerreira SHE-RA, Princesa do Poder do reino de Grayskull. Este tema já havia sido citado nas enquetes no site em anos anteriores e agradou a todos. A alegria da nossa Nação é tão forte que contagia o folião pipoca, camarote e até os outros blocos, expressando, de uma forma muito carinhosa, tudo o que sentem com relação ao nosso trabalho, admiração!



No carnaval 2010 não será diferente! “O nosso Tema será: As Muquiranas no Mundo do Circo” e com uma grande novidade, a volta do tão esperado Xanddy e o Harmonia do Samba. Além, é claro, do furacão Psirico e da Guig Ghetto, a banda que balança o povo.



Aguarde, a avenida vai tremer!

http://www.asmuquiranas.com.br/

4 comentários:

  1. sou muquiraneiro, 07anos de alegria fiquei doente pq neste ano não pode sair mas meu coração e muquiranas . gutãoreis(carlos augusto dos santos reis) associado

    ResponderEliminar
  2. ADMIRO A MUQUIRANAS HA TEMPO PRA KARALHO, MAS SO AGORA DEUS ME CONCEDEU A GRATIFICACAO EM PODER ACOMPANHAR O MELHOR BLOCO!!! TO CHEGANDO MUQUIRANAS....HUHUHUHU

    ResponderEliminar
  3. Quero comprar um abadá das Muquiranas 2011 e pagar com cheque pré-datado para o dia 31 de março. Ligue 71 8753-8636 ou 9238-2489

    ResponderEliminar
  4. porra cara o melhor bloco do mundo choro de emocão primeiro sair só agora são mais de doze pessoas que sai comigo to esperando 2012 mandar abraços para léo muquiranas,expedito muquiranas,cara de bola muquiranas todo ano e certo forte abraços a nação huuu e muquiranas huuu e muquiranas

    ResponderEliminar