c

Dicas para o 1º Carnaval em Salvador

Se você é folião de primeiro Carnaval, tire aqui suas dúvidas sobre a maior festa de rua do planeta!



Como é o Carnaval de Salvador?
A Bahia é a terra da música, dos ritmos e da alegria. O Carnaval de Salvador é hoje o maior evento popular do planeta. Reúne cerca de 2 milhões de pessoas por dia, que se divertem ao som dos trios elétricos, bandas, batucadas e blocos.
O Carnaval baiano é um gigantesco festival de música ao ar livre. Durante 6 dias, os blocos e as suas atrações fazem mais de 10 horas de shows diários, atraindo multidões dentro e fora dos blocos. Difícil descrever a grandiosidade desta festa de participação eminentemente popular. Melhor mesmo é senti-la de perto, é fazer parte desse universo de opções.
Os principais circuitos do carnaval:
O Carnaval de Salvador é uma festa tão grande que teve de ser dividida para comportar tanta alegria! A festa ocorre em vários pontos da cidade, se concentrando nos circuitos Dodô e Osmar. O Corredor da Vitória liga os dois circuitos.



Circúito Osmar ( Avenida):
Este é o trajeto mais antigo, por isso é conhecido como tradicional. Os blocos se concentram no Corredor da Vitória e de lá partem percorrendo toda a Avenida Sete de Setembro até o Hotel da Bahia.
Durante os 6km percorridos em cerca de 6 horas, o folião passa por pontos turísticos da cidade, como o Relógio de São Pedro, o Forte de São Diogo e a Praça Castro Alves.


Circuito Dodô ( Barra Ondina)
Como foi criado mais recentemente, este percurso é conhecido como alternativo. Os blocos se concentram em frente ao Farol da Barra, onde começam o desfile seguindo pela orla marítima de Salvador até o bairro de Ondina.
O percurso de 4km é feito em média em 4 horas à beira-mar, o que torna o desfile mais agradável e tranqüilo.


Blocos
Os Blocos são compostos por um trio elétrico e um carro de apoio e têm seu espaço delimitado por uma grande corda, além de terem um esquema próprio de segurança. Em cada Bloco se apresenta uma atração da música baiana.


Trio Elétrico

O trio elétrico é um palco andante montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.


Carro de apoio:

O carro de apoio, como o próprio nome diz, oferece uma estrutura e serviços de apoio ao Bloco, tais como:
Bar e lanchonete
Sanitários
Posto de atendimento médico
Espaço vip*
* Alguns blocos disponibilizam para venda o chamado Abadá Vip, que dá acesso à parte superior do carro de apoio, com vista privilegiada para o desfile, banheiros exclusivos, atendimento vip e alguns ainda oferecem fichas de bebida.
Abadá

O abadá é uma camisa estampada que identifica o participante de cada Bloco. O abadá funciona como a marca de uma tribo que se reconhece, se reúne e celebra o Carnaval. Cada Bloco desfila com um abadá diferente para cada dia de folia e possui um símbolo de segurança próprio.
Camarotes
Os Camarotes são estruturas fixas na qual o folião pode curtir a festa com maior conforto. A estrutura dos Camarotes pode variar, mas todos contam com uma ampla varanda de onde é possível acompanhar não só uma, mas todas as atrações durante o dia escolhido. Além disso, todos contam com sanitários, praça de alimentação, boate e lounge.
O acesso aos Camarotes é feito com camisa e pulseira, diferentes para cada dia. Em alguns casos, há diferenças entre o masculino e o feminino.


Dicas
O Carnaval de Salvador conta com mais de 100.000 pessoas trabalhando só para promover a segurança dos milhares de foliões. Apesar disso, alguns cuidados nunca são demais:
Ande apenas com o necessário: leve dinheiro trocado e suficiente para suas despesas durante o dia. Nada de jóias, objetos de valor, máquinas fotográficas ou filmadoras, cartões de crédito ou talões de cheque
Leve um documento de identidade, mas evite levar o passaporte
Tenha em mãos o endereço e o telefone do local onde está hospedado
Vá de tênis ou algum outro calçado confortável
Procure andar em grupo e evite sair do Bloco ou do Camarote
Caso precise sair do Bloco ou do Camarote, aguarde a passagem do trio elétrico e saia em grupo
Se for dirigir, não beba e se beber, não dirija: vá de táxi
Durante o dia, passe bastante protetor solar
Alimente-se bem, mas com comidas leves (de preferência carboidratos)
Beba bastante líquido, principalmente água.



Dicas de saúde e segurança para o Carnaval.

Saúde
Vá de tênis confortável, jamais de sandália;
Passe bastante protetor solar antes de sair;
Alimente-se bem, mas com comidas leves;
Beba bastante líquido, preferencialmente água mineral;

Segurança
Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas no dia;
Leve também um documento de identidade, preferencialmente cópia autenticada;
É importante ter anotado o endereço de onde está hospedado e um número de telefone para contato;
Deixe jóias e objetos de valor no lugar em que estiver hospedado ou em sua casa;
Procure andar sempre em grupo;
Evite sair do bloco durante o percurso;
Evite atravessar a rua no momento do desfile do trio elétrico;
Não leve máquina fotográfica muito cara, pois chama muito a atenção, dê preferência à descartável;
Evite usar pochete;
Evite levar celular, recomendamos comprar cartão telefônico e utilizar os telefones públicos;
Combine previamente com seu grupo os locais de encontro;
Alerta sobre excessos da Secretaria da Saúde.

Bebida
Um deles está relacionado a ingestão de álcool e outras drogas, inclusive os chamados 'energéticos', que são misturas de cafeína, taurina e vitaminas, substâncias que aumentam a disposição e diminuem o sono. A associação desses energéticos com o álcool diminui a concentração e a atenção. O álcool, por si só, pode provocar hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), causando tontura, mal-estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais.

Alimentação
Outro problema que ocorre freqüentemente no Carnaval está ligado à alimentação inadequada, que pode causa doenças como diarréia. Para evitá-las, é preciso cuidado especial na manipulação e conservação dos alimentos. O folião deve beber bastante água, lavar bem as mãos, frutas e verduras, só ingerir alimentos bem cozidos, principalmente no caso de frutos do mar, e evitar alimentos com molhos à base de maionese, mostarda ou ketchup, com aparência estranha, destampados, com mau cheiro ou mal conservado. Devem ainda preferir beber refrigerantes ou cervejas em copos e também observar a data de validade dos alimentos antes do consumo. Caso apresentem diarréia, os foliões devem aumentar a ingestão de líquidos e usar reidratante oral ou soro caseiro.

Conjuntivite
As conjuntivites também são comuns no Carnaval, resultantes principalmente do pouco cuidado com a higiene das mãos e olhos. Conjuntivite é a inflamação da membrana (conjuntiva) que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. A inflamação pode ser causada por mãos sujas, cosméticos, toalhas e até o uso prolongado de lentes de contato. Para previnir, não usar maquiagem de outras pessoas e nem emprestar a sua; evitar o compartilhamento de toalhas; lavar bem as mãos e não colocar nos olhos e não usar colírios e nem pomadas sem prescrição médica.

Sem comentários:

Enviar um comentário