c

Bando de Teatro Olodum comemora 20 anos

Para celebrar seus vinte anos de existência, o Bando de Teatro Olodum estreia o espetáculo Bença. Em Salvador, a montagem fica em cartaz de 5 a 28 de novembro, no Teatro Vila Velha, dentro da programação do Festival A Cena Ta Preta, celebrando o mês de novembro e suas temáticas sobre o negro.


O respeito aos mais velhos é o mote da peça teatral, que propõe o resgate da memória cultural da humanidade. Em cena, os 19 atores e dois músicos contracenam com os depoimentos em vídeo de Bule-Bule, Cacau do Pandeiro, D. Denir, Ebomi Cici, Makota Valdina e mãe Hilza, figuras emblemáticas e guardiãs da cultura popular. Bença marca ainda a volta de Márcio Meirelles como diretor de teatro, fato que não acontece há quatro anos, quando ele assumiu a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SecultBA.

São sete temas principais que correspondem a sete diferentes blocos: Começo, Mais Velhos, Respeito, Crianças, Morte e Fim. Com linguagem contemporânea e não linear, a peça, ao falar dos mais velhos, trata a passagem do tempo como algo construtivo e enriquecedor. Não um tempo cronológico que simplesmente passa, mas o tempo das coisas, ou seja, ele é circular e traz benefícios.

O PROJETO
O espetáculo Bença faz parte de um projeto maior chamado Respeito aos Mais Velhos, que ganhou, há dois anos, edital de manutenção de grupo cultural da Petrobras. As cidades de Salvador, Ilhéus, Feira de Santana e São Luís (Maranhão) receberam workshops sobre resgate cultural e sabedoria popular – sempre abertos ao público. A mesma equipe que ministrava os workshops realizava as pesquisas e entrevistas que seriam usadas em Bença. Já os seminários aconteceram em Salvador, com os seguintes temas: Patrimônio Imaterial, Quilombos Urbanos, História da Ocupação Territorial do Povo Negro e Registro de Memórias e Tradições.

Onde: Teatro Vila Velha
Palco Principal
De 05 a 28/11 | sex, sáb e dom | 20h
R$20 e 10



Fonte: Tribuna da Bahia

in http://portaldobeiru.com/cultural/teatro/4307-bando-de-teatro-olodum-comemora-20-anos-.html

Sem comentários:

Enviar um comentário