c

Carnaval de Salvador terá percussão como tema em 2011



O carnaval de Salvador terá a percussão como tema em 2011. Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a festa de abertura será feita no Largo do Pelourinho e contará com integrantes do Olodum e do grupo feminino de percussionistas da Banda Didá. A folia momesca também vai prestar homenagens a ícones da cultura baiana como os músicos Válter Aragão França, o Mestre Prego, e Antonio Luís de Souza, o Neguinho do Samba, reconhecidos pelo trabalho com instrumentos percussivos. Ambos faleceram em 2010 e 2009, respectivamente.

Claudio Tinoco, presidente da Saltur, disse que o plano do carnaval de Salvador está "saindo da fase de planejamento e entrando na etapa de produção executiva. Queremos sempre valorizar a cultura baiana e vamos dar evidência aos instrumentos de percussão em 2011. Queremos mostrar a espontaneidade do carnaval baiano, dando mais espaço para blocos de rua e aos 'arrastões' musicais, que já foram muito bem executados por Carlinhos Brown e Márcio Victor [Psirico]".

A citação de Tinoco faz referência aos 100 percussionistas, todos vestidos de azul e branco, que seguiram no chão, acompanhados de uma ala de baianas e comandados por Márcio, para homenagear Iemanjá em fevereiro deste ano. Em 2008, Brown conduziu cerca de 250 percussionistas do grupo Zárabe para prestigiar a rainha do mar. "Vamos fazer um grande encontro percussivo e gostaria muito de ter o Carlinhos Brown como condutor desta festa", disse o presidente da Saltur.

Apesar de Brown ter dado declarações de que estaria fora do carnaval de Salvador deste ano, por questionar o horário que é oferecido para desfilar com o Camarote Andante e por considerar que a folia baiana está ficando pausteurizada, o estafe do músico garantiu que Brown desfila em 2011 e promete novidades, como a possibilidade de trazer para o circuito baiano ícones dos carnavais do Recife, de São Paulo e do Rio de Janeiro, principalmente da Salgueiro, onde desfilou e foi campeão em 2009.

in http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-3/artigo/carnaval-de-salvador-tera-percussao-como-tema-em-2011/?utm_source=direct&utm_medium=iFrame&utm_campaign=iBahia-mashup&cHash=04f94577e92533d20cb6ecd85ef66e6e

Sem comentários:

Enviar um comentário