c

Para cair na Folia!




O Carnaval é feriado móvel que cai 47 dias antes da Páscoa.
Desta maneira é definida a terça-feira de Carnaval e, no dia seguinte, a quarta-feira de cinzas, mas a festa começa bem antes, na sexta-feira. Segundo calendário de 2011, este ano o Carnaval acontece de 04 a 09 de março.

Rio de Janeiro - O mundialmente famoso desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro será nos dias 6 e 7 de março quando as 12 agremiações do Grupo Especial passam pela Marquês de Sapucaí, a passarela do samba. Serão 6 escolas por dia. A São Clemente abre os desfiles no domingo (06) e a Beija-Flor encerra na segunda (07). De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), os 24 mil ingressos das arquibancadas especiais e cadeiras individuais para os desfiles do Grupo Especial já foram todos vendidos (se esgotaram em 32 minutos). Foram colocados à venda 12 mil ingressos por dia. A venda das arquibancadas populares (setores 06 e 13) será feita por telefone no dia 23 de fevereiro.

Mas isso não impede de os foliões aproveitarem o Carnaval da Cidade Maravilhosa. A cidade contará ainda com 424 blocos e bandas autorizados pela Riotur para desfilar este ano. A maioria dos blocos ficará concentrada na Zona Sul, totalizando 153 apresentações. No Centro desfilam 74 blocos, entre os mais famosos como o Cordão da Bola Preta e Monobloco. Na Zona Norte são 65, Barra da Tijuca e em Jacarepaguá 42 blocos. Na Zona Oeste 27 e 14 blocos na Ilha do Governador. Este ano haverá ainda os tradicionais bailes que voltam ao calendário de eventos carnavalescos da cidade. O Baile de Gala abre oficialmente a folia de Momo na cidade no dia 03 de março. Os outros bailes acontecem até o dia 08.

São Paulo - As agremiações que pertencem à Liga das Escolas de Samba da capital paulista desfilam de 4 a 6 de março no Sambódromo do Anhembi com abertura da Unidos do Peruche (sexta) e encerramento com a Império de Casa Verde (sábado). No domingo será a vez das escolas do Grupo de Acesso fazerem a festa na avenida.


Salvador - No Carnaval da Bahia são nada menos que 3 milhões de foliões nos 6 dias de festa. Eles percorrem 3 circuitos tradicionais atrás de blocos capitaneados por músicos famosos e que têm o axé como ritmo principal. O circuito Barra-Ondina tem 3,8 km percurso onde ficam camarotes de gente como Gilberto Gil e Daniela Mercury. Por lá passam 146 blocos e trios elétricos como os do Asa de Águia, Ivete Sangalo, Ara Ketu, Chiclete Com Banana, Margareth Menezes, Armandinho, Olodum e Carlinhos Brown, entre outros. No circuito Campo Grande são 208 blocos e atrações como Banda Eva, Claudia Leite, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo, entre outros.

Este ano a novidade fica por conta de um novo ritmo musical, o sertanejo universitário, que ditará os passos dos foliões pelas ruas da capital baiana no Bloco Sertanejo. Michel Teló, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba e Guilherme & Santiago serão as atrações do bloco Sertanejo, que desfilará no sábado (05) no circuito Barra-Ondina.

Recife e Olinda (PE) - Na capital pernambucana quem faz a festa é o tradicional Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que sai no sábado de Carnaval (o sábado de Zé Pereira) e já reuniu 1,5 milhão de foliões. Este ano o desfile do Galo terá um novo percurso para maior segurança do público. No dia 05 de março o bloco gigante vai às ruas pela 34ª vez. O Carnaval de Recife 2011 será o Carnaval Multicultural com homenagem ao Maestro Duda e Tereza Costa Rego.

Uma das principais características do carnaval pernambucano é a participação aberta a toda a comunidade. Não existem desfiles de escolas de samba, mas de blocos formados por amigos e familiares que saem pelas ruas dos bairros. Também não há trios elétricos grandiosos. Os ritmos - frevo, maracatu, ciranda e manguebeat, entre outros - são tocados pelos próprios foliões que se fantasiam como desejarem, sem a necessidade de abadás.

Se em Olinda a festa é embalada pelo frevo e pelos bonecos gigantes que percorrem as ruelas da cidade, em Recife a folia será descentralizada no Centro e bairros populares, em 12 km de área dedicados a Momo.


Enviado por Adaisa Cortes
Face Book Adaisa Cortes

fonte Gazeta Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário