c

Frevo toma conta das ruas do Recife nesta terça-feira


Nada mais justo que o tradicional ritmo pernambucano regente da nossa folia tenha um dia só seu. E esse momento é nesta terça-feira, 9 de fevereiro, quando o frevo comemora 103 anos e é o carro-chefe das celebrações no Recife.

Tanto a Prefeitura do Recife como o Governo do Estado organizam cortejos pelas ruas da capital para homenagear o passo. Na programação do Governo, duas frentes estarão posicionadas para o desfile na rua. A partir das 14h, a Praça Sérgio Loreto e a Praça Maciel Pinheiro, ambas no Centro da cidade, começam a receber foliões e grupos culturais para aquecer o passo. O encontro dos dois cortejos será na Av. Dantas Barreto.

As agremiações que compõem o Carnaval do Estado se juntam para as homenagens. No total, passistas de frevo, ursos, papangus, caboclinhos, maracatus, caiporas e caretas de 33 grupos desfilarão pela cidade com estandartes e bonecos gigantes, puxados por cem músicos da Orquestra Jaguar. O homenageado do Carnaval de Pernambuco, Mestre Jaime, criador da Bicharada de Salgueiro, confirmou presença.





Já a programação da prefeitura contempla o Arrastão do Frevo, com a Troça Carnavalesca Mista O Cachorro do Homem do Miúdo, que completa cem anos, puxando os foliões. Também participam da festa convidados como as troças Bagaço é Meu, Batutas de Água Fria, Destemidos de Campo Grande, porta-estandartes, orquestrão de 78 músicos regidos pelo Maestro Ademir Araújo, cem passistas, a Frevioca com o Maestro Fábio César e a Orquestra de Frevo Raízes Pernambucanas.

A concentração será as 14h, na Rua Rego Melo, bairro dos Coelhos. Haverá paradas na Rua da Imperatriz, na esquina da Rua Nova com a Rua da Palma, na Praça da Independência.

Às 19h, o cortejo chega ao Pátio de São Pedro, onde acontecerá a apoteose do evento, com show da Orquestra da Bomba do Hemetério, do Maestro Forró.

CORTEJO DO GOVERNO DO ESTADO:
A partir das 14h

Cortejo 1
Praça Sérgio Loreto, em frente ao Palácio do Galo - até a Av. Dantas Barreto.
Com Clarins, Capoeiristas, Estandartes (Vassourinhas do Recife, Batutas de São José, Pão Duro), Passistas, Escola de Frevo, Orquestra do Maestro Nunes, Homem da Meia Noite, Bicharada de Salgueiro, Seu Malaquias do Recife, Caretas, Caiporas, Papangu, Bloco Lírico Flor da Lira do Recife

Cortejo 2
Rua do Aragão/Praça Maciel Pinheiro - até a Av. Dantas Barreto.
Com Agremiações e ícones carnavalescos das cidades pólos, Clarins, Capoeiristas, Estandartes (Pitombeira, Lenhadores do Recife, Bloco da Saudade, Madeira do Rosarinho, Bloco das Flores), Orquestra Jaguar, Bonecos Gigantes, Maracatu Matingueiros, Caboclinho Sete Flechas, Caboclinho Canindé, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Urso Polar de Areias, Clube de Frevo e Fado Taboquinhas de Vitória de Santo Antão, Boi da Cara Branca do Jordão, Madeira do Rosarinho.


CORTEJO DA PREFEITURA:
A partir das 14h

Concentração: Rua Rego Melo, nos Coelhos
Trajeto: Rua do Rego Melo, dos Coqueiros, Dr. José Mariano, Cais José Mariano, Rua da Aurora, Ponte da Boa Vista, Rua Nova, Av. Dantas Barreto, Praça da Independência, Pátio de São Pedro.


in http://jc.uol.com.br/canal/carnaval-2010/noticia/2010/02/08/frevo-toma-conta-das-ruas-do-recife-nesta-tercafeira-213407.php


Sem comentários:

Enviar um comentário